quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Desmontando meu Escort

magnify
Hoje domingo, 11 de Dezembro de 2005.
Pane na sexta de carater elétrico.  Fique sem sensores, sem pisca, limpador de parabrisa, circulador de ar e o sistema de resfriamento do motor.
 
Estranho que não fiquei sem motor, freios, lanternas e luz de freios. Pra facilitar a montagem descidi documentar o desmanche do veiculo. Com abuso da camera digital de minha filha com recursos de áudio fiz a primeira parte. Uma vista geral do veiculo, a idéia era montar uma panoramica mas as fotos nao casaram e foto de detalhes não ficaram boas. Fiz a medida de consumo de corrente antes de começar a diagnosticar, 4A de consumo é muito alto pro carro apenas com sistema elétrico ativo. Para ver qual sistema do carro era a causa retirei todos os fusíveis e relês de controles, o curto-circuito continuou sem alteração. Obvio que é antes do sistema de proteção, mas não poderia já que tudo tem que passa por lá primeiro. Começei o desmanche e achei dois fios solto sem utilidades. O lado que iniciei foi o mais congestionado, onde se encotra a bateria, ignição, bomba ionjetora de gasolina e motor de ignição. Achei um conector indo pro pneu, algum tipo de sistema de alarme, que foi retirado do veiculo após a venda. A sacangem começa ai, há outro sistema paralelo rodando com o sistema original do veículo. Sem mencionar a quantidade absurda de emendas exitentes entre os fios.   Pra começar removi o sistema de ignição:
  • Bobina Bosh
  • Parafusos philips 2 de fixação com arruelas
  • Parafuso fenda para pressão sem porca(inútil)
  • Susporte da bobina
  • Capacitor (ligado a si mesmo) mas com código da ford.
Removido e nada mudou nas medidas de corrente. Acho um conectores jogado de lado um interno e outro indo pra roda, descidi tirar o da roda sem corta-lo. Solto o chicote do lado direito preso por 3 bracadeiras originais e arranco alguns metros de fita isolante ressecado. Bateria desconectada, mas há um problema tenho que destruir o chicote pra ver qual dos fios entraram em curto. Lá vou eu desmontar o sistema de circulação de ar, que esconde o chicote bem atrás, tava doido pra desmota-lo e limpa-lo.   Sistema de circulação de ar:
  • Tampa frontal que faz a água da chuva e sujeira ir pra longe dos vetiladores, preso usando presilhas de pressão a uma segunda peça plastica grande.
  • Motor do sistema de circulação de ar, bonito tem dois ventiladores tipo turbo lateral preso a um único eixo fixado por dois parafuso sextavado de 13" com arruelas embutidas(chique), muita sujeira em volta, que também segura o segundo estágio que direciona o ar externo.
  • Peça plastica grande ou tampa traseira, utiliza o motor e seu respectivos parafuso pra ser fixados logo abaixo do mesmo, em volta da entrada de ar ha uma borracha macia com adesivo pra encobrir qualquer falha de aderência ou frestas, joguei fora tava podre.
  • Localizado duas peças soltas próximo ao motor sem parecer com nada do mesmo uma com código.
  • Motor utiliza um conector de 4 pólos polarizado.
Retirado bateria achei um componete de 4 pólos polarizado azul claro com código ford mas não faço idéia da função, removido.
  • Peça azul claro de 4 pólos
  • parafuso philips médio com arruela.
Lado esquerdo do veículo. Agora é a vez do sistema de limpeza do parabrisa:
  • Desmotei as palhetas primeiro compostas por uma arruela 13 ", porca de 13", uma capa de plástico uma arruela 21", porca 21", e uma borracha de vedação de 22".
  • Fixado internamente po 2 parafusos de 10mm, arruelas de borrahca em pessimo estado e porcas tipo clips.
  • Um conector em linha de 5 pólos polarizado.
Sistema de injeção de água no parabriza:
  • Depósito com bomba com 2 conectores e fixo por 3 parafusos philips.
  • Um conjunto de magueiras em bom estado
  • Bicos de dupla injeção.
Achei mais um fio sem utilidade e seguindo ele até o outro lado do veículo, descubro que é ligado a uma adaptação de chave no paine sem função aparente, foi pro lixo. Já to cansado de desmontar e de digitar. Agora não sei como mas tenho que tirar a caixa de fusiveis. Ainda há muito trabalho a fazer, terei que montar novos chicotes, mas antes tenho que indentificar os sensores pra remotagem da parte do motor do carro. Quero ver quando chegar ao painel frontal. Localizei um fio interligando o terra da bomba de gasolina a um plug sem finalidade, esta conexão foi desfeita.
Nota quando montar chicote deixar linha de guia pra futura expanções. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...