sexta-feira, 9 de março de 2012

Vacinas para os gatos

vacina
Vacinar seu gato não apenas para combater a raiva, mas proteger de outras doenças é um sinal de amor e liberdade.
Saiba que além da raiva existem no mínimo quatro outras doenças que podem ser prevenidas com vacinas. E seu velho amigo fica cada vez mais exposto as doenças com o tempo, portanto fique atento e lembre-se sempre de fazer as revacinações anuais.



Doenças de zoonose significa que humanos também podem se infectar com essa doença.
Consulte sempre um veterinário!
Raiva
Uma doença de zoonose. A vacina primordial é o da raiva, com ele além de garantir a imunidade a está doença contagiosa até em humanos, também é garantia de se evitar o sacrifício do seu gato.
Dependendo da lei municipal, mas não grandes variações, se o animal agredir uma pessoa e não tiver com a vacina de raiva em ordem, deverá ser sacrificado.
A duração da doença é de 1 a 11 dias. O animal morre por convulsões e paralisia.
Sintomas: alterações de comportamento, agitação, anorexia, dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares, mudança de hábitos, paralisia das patas traseiras

Calicivirose (FCV)
Séria infecção respiratório dos gatos. É comum aparecer simultâneamente com a rinotraqueíte felina. A doença infecta as membranas mucosas oral e causa úlceras na língua.
Sintomas: febre, inapetência, descargas nasais e salivação.

Panleucopenia felina (FPL)
Uma das doenças mais comuns em gatos, é séria e altamente contagiosa sendo transmitida pelo contato entre animais ou pelo contato com objetos contaminados (cama, coberto, vasilha de alimentos/água, etc.). Tem altos índices de mortalidade, principalmente quando acomete filhotes.
Sintomas: febre, perda de apetite, vômitos e diarreia.

Rinotraqueíte (FVR)
É altamente contagiosa, sendo responsável por quase a metade dos casos de infecções respiratórias em felinos. Em filhotes, a mortalidade pode atingir 50 a 60% dos animais.
Sintomas: espirros, secreção nasal, febre, conjuntivite, salivação, anorexia.

Clamidiose felina
Uma doença de zoonose. É uma doença caracterizada por uma conjuntivite crônica  e rinite. É muito contagiosa e transmitida de uma animal para outro ou por contato com materiais ou objetos contaminados.
Sintomas: congestão ocular, aumento do lacrimejamento, febre, rinite, espirros, prostação e inapêtencia.

Leucemia felina 
É uma doença causada pelo vírus FeLV (Feline leukemia virus) que compromete as defesas imunológicas.
Sua forma de contágio ocorre de um animal para outro por contato.
Sintomas: Facilidade em adquirir doenças, lesões na pele, anemias, retardo na cicatrização de feridas e problemas reprodutivos e mais suceptíveis à desenvolver tumores.
chorão está sendo vacinado! Oh! Coitado!

Como proceder com as vacinas
No caso da raiva pode se procurar a zoonose local ou então aguardar o mês de Agosto(desaconselhavel).  Procure o veterinário e vacine imediatamente, sendo que filhotes somente acima de 2 meses, não é cara e vale muito a pena. Reforço é anual.

No caso das outras doenças existe a alternativa da quadruplice, que cobre 4 doenças. Consulte um veterinário para filhote, são duas aplicação no ano quando é a primeira vez e depois só o reforço anual.

Existe a tríplice, mas acho que não compensa e existe a quíntupla, este quem costuma manda evitar é o próprio veterinário, pois cobre a leucemia felina e causa grandes efeitos colaterais.

Mesmo a vacina da leucemia felina dado individualmente é bem comprometedora devido aos seus efeitos colaterais, mas o seu gatinho fica na rua é bom aplicar regularmente.
Para gatos internos, somente quando for extremamente necessário conforme recomendação do veterinário


Mantenha as vacinas em dia, é a prova de amor para seu gatinho.
Até a próxima!


Fontes:
  1. Instituto Pasteur
  2. pfizer
  3. Wikipédia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...